INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO

O QUE É

 

As medições são feitas por comparação. Compara-se aquilo que se quer medir com um padrão qualquer. Algumas medições podem ser feitas diretamente com uma “medida materializada”. Quando se usa o metro comercial para medir o comprimento de uma peça de tecido, por exemplo, se está comparando o padrão (o metro) como o objeto que se está medindo. Em outros casos, a comparação exige um dispositivo intermediário para comparar o padrão com o objeto que se quer medir. Esse dispositivo é o instrumento de medição. Para pesar carne no açougue, por exemplo, usa-se uma balança. Ela compara a carne que se está comprando com um padrão de massa (peso padrão).

Existe uma grande variedade de instrumentos de medição para os mais diferentes fins. O Ipem-SP fiscaliza o desempenho dos instrumentos de medição e as medidas materializadas usadas para intermediar transações comerciais, e em atividades que envolvem a saúde e segurança do cidadão. São instrumentos regulamentados por lei e, portanto, sujeitos à metrologia legal.

Balanças, bombas de combustível, taxímetros, radares, bafômetros, medidores de pressão arterial, termômetros clínicos e muitos outros instrumentos de medição sujeitos à metrologia legal são verificados diariamente pelo Instituto, de modo a proteger o cidadão nas suas relações de consumo e a justa concorrência entre as empresas.