OUVIDORIA DO IPEM-SP

A Ouvidoria do Ipem-SP foi criada em 1993 por meio da resolução n° 27 da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania. A missão da Ouvidoria do Ipem-SP é ouvir o cidadão e acolher as suas demandas, contribuindo para o aprimoramento do Instituto e o fortalecimento da cidadania.

Na Ouvidoria do Ipem-SP o cidadão pode denunciar eventuais irregularidades praticadas no comércio que envolvam instrumentos de medir, produtos pré-medidos, produtos certificados, entre outros, sujeitos à fiscalização pelo Ipem-SP. Conheça aqui esses instrumentos e produtos.

A Ouvidoria registra, analisa, orienta e encaminha as denúncias às áreas de fiscalização responsáveis, para que sejam apuradas e solucionadas. A equipe de atendimento da ouvidoria acompanha as providências adotadas, cobra soluções e mantém o cidadão informado sobre o andamento das suas demandas.

A Ouvidoria também está à disposição do cidadão para atender reclamações relativas à atuação do Ipem-SP, além de acolher sugestões, registrar elogios, orientar e prestar informações afetas às atividades desenvolvidas pelo Instituto.

Os canais de comunicação disponíveis ao cidadão são:

Por telefone:
0800 013-0522 (Estado de São Paulo)
(11) 3581-2021 / 2034 / 2035 (Outras localidades)

Por e-mail:
ouvidoria@ipem.sp.gov.br

Por carta ou pessoalmente:
Rua Santa Cruz, 1922 - Vila Gumercindo - CEP 04122-002 - São Paulo - SP

COMPROMISSOS E VALORES

• Foco no cidadão: A Ouvidoria do Ipem-SP tem o papel de representar o cidadão dentro da Instituição, zelando pelos seus interesses e suas necessidades,

• Confidencialidade: A Ouvidoria do Ipem-SP garante total sigilo em relação aos dados e, principalmente, à identidade do cidadão que se utiliza dos seus serviços.

• Universalidade: A Ouvidoria do Ipem-SP trata de maneira igual, objetiva e imparcial todos os cidadãos.

• Transparência e Cortesia: A Ouvidoria do Ipem-SP mantém o cidadão informado sobre o andamento de seu processo e toda a equipe é orientada para que o atendimento seja feito com cortesia.

• Presteza: A Ouvidoria do Ipem-SP têm o compromisso de oferecer um serviço de qualidade e melhoria contínua, com agilidade no atendimento.

CATEGORIAS DE ATENDIMENTO

EM RELAÇÃO ÀS EMPRESAS E PRODUTOS FISCALIZADOS PELO IPEM-SP:

Reclamações metrológicas e de conformidade de produtos (denúncias)

São expressões de insatisfação de consumidores que relatam suspeita de irregularidades em instrumentos/produtos, cujo trabalho de controle metrológico e de conformidade é atribuição do Ipem-SP, para todo e estado de São Paulo, como órgão delegado do Inmetro.

PROCESSO DE ATENDIMENTO:

processo ouv

 

EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO PRÓPRIO IPEM-SP:

Reclamações
São expressões de insatisfação, de pessoa física ou jurídica, que relatam ações prejudiciais ou irregularidades nos serviços prestados pelo Ipem-SP ou empresas formalmente vinculadas à Autarquia.

Sugestões
São expressões, de pessoa física ou jurídica, que indicam propostas de melhorias nos processos, etapas ou procedimentos, e que afetam a qualidade dos serviços oferecidos.

Solicitações
São pedidos de informações gerais, tanto aquelas que dizem respeito direta ou indiretamente aos serviços oferecidos pelo Ipem-SP, como também aquelas de fundo mais institucional.

Elogios
São expressões de satisfação, de pessoa física ou jurídica, quanto ao serviço recebido.

 PROCESSO DE ATENDIMENTO:

1. Atender, registrar e analisar todas as solicitações;

2. encaminhar as solicitações às áreas responsáveis, monitorando os prazos para atendimento;

3. controlar e manter os registros referentes às atividades da Ouvidoria;

4. receber as respostas de encaminhamentos internos;

5. informar ao solicitante os resultados das ações;

6. realizar pesquisa de satisfação do cliente;

7. elaborar, encaminhar e discutir o relatório estatístico às áreas envolvidas para análise e tomada de ações corretivas / preventivas