Ipem-SP verifica carroçarias para cargas sólidas utilizadas nas áreas agrícola e construção civil em Guarulhos  

Ipem-SP verifica carroçarias para cargas sólidas utilizadas nas áreas agrícola e construção civil em Guarulhos  

Ipem-SP verifica carroçarias para cargas sólidas utilizadas nas áreas agrícola e construção civil em Guarulhos  

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, realizou nesta sexta-feira, 12 de março, a verificação inicial de duas carroçarias de carga sólida na fábrica da Rossetti em Guarulhos, cidade da Região Metropolitana da capital. 

O objetivo é verificar as informações dimensionais e geométricas das carroçarias, conforme informado no seu projeto, para determinar o volume transportável.  

Cabe às equipes do Ipem-SP conferir os cálculos de volume e posição da marca de referência da carroçaria para que o transporte de produtos como areia, brita, madeiras, metais ou grãos estejam dentro das tolerâncias permitidas e impeçam o derramamento de fragmentos do material transportado.  

As verificações ocorrem nas instalações dos fabricantes ou importadores antes que a carroçarias sejam colocadas em uso. São realizadas as medições necessárias para verificar se a medidas estão de acordo com o projeto. Também é verificado o posicionamento da marca de referência. 

Todas verificações são realizadas de acordo com a Portaria Inmetro 70/2016. Para cada carroçaria aprovada é emitido um certificado que atesta a aprovação. 

 

Ipem-SP

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.