Ipem-SP verifica medidores de volume utilizados em postos de combustíveis no fabricante em Guarulhos 

Ipem-SP verifica medidores de volume utilizados em postos de combustíveis no fabricante em Guarulhos 

Ipem-SP verifica medidores de volume utilizados em postos de combustíveis no fabricante em Guarulhos 

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo defender o consumidor, realizou na terça-feira, 27 de abril, a verificação inicial de 82 medidores de volume com capacidade de 20 litros, popularmente conhecidos como aferidores, utilizados em postos de combustíveis, na Jactoil, empresa localizada em Guarulhos, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, localizada a 14 km da capital.

O medidor de volume precisa ter modelo aprovado pelo Inmetro. Quando a verificação é feita no fabricante, denomina-se verificação inicial. A cada 12 meses deve ser feita a verificação subsequente em campo, no posto de combustível ou encaminhado o instrumento para o laboratório do Ipem-SP. No caso das oficinas de manutenção a verificação é semestral, conforme determina a portaria Inmetro nº 285/2018 

Os postos de combustíveis devem ter, conforme a legislação, um medidor de volume para uso do consumidor com a finalidade de verificar o funcionamento correto das bombas medidoras. 

O serviço da verificação do Ipem-SP em medidor de volume é utilizado por oficinas de manutenção de bombas de combustíveis e empresas de petróleo. 

A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto na zona norte da capital. 

 

Ipem-SP

O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo e órgão delegado do Inmetro. Com uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, realiza diariamente, em todo o Estado de São Paulo, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais. É seu papel também proteger o consumidor para que este leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.