PROGRAMA DE ENSAIO DE PROFICIÊNCIA

O Departamento de Metrologia Científica e Industrial (DMCI) do Ipem-SP disponibiliza ensaios de proficiência (EP) para empresas que declaram a conformidade em instrumentos submetidos a controle metrológico legal. Essas empresas necessariamente devem ter laboratórios de ensaio contratados ou próprios acreditados pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro) conforme a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 (Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração).

Os ensaios de proficiência são ferramentas importantes para monitorar o desempenho de laboratórios, sendo exigidos para solicitação e manutenção da acreditação de laboratórios conforme o requisito 7.7.2 da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017. A necessidade da contínua confiança no desempenho do laboratório é essencial para os próprios laboratórios, seus clientes, órgãos regulamentadores, organismos de acreditação e outras organizações que especificam requisitos para laboratórios.

A política de participação em ensaios de proficiência é estabelecida internacionalmente no documento ILAC P9:06/2014 (ILAC Policy for Participation in Proficiency Testing Activities), da Cooperação Internacional para Acreditação de Laboratórios – ILAC, e nacionalmente na norma NIT-DICLA-026 (Requisitos para a Participação de Laboratórios em Atividades de Ensaio de Proficiência), da Cgcre. Laboratórios que desejam se acreditar e os que desejam manter a acreditação devem atender a essas políticas.

Os ensaios de proficiência providos pelo Departamento de Metrologia Científica e Industrial (DMCI) do Ipem-SP enquadram-se no requisito 10.1 "h" da norma NIT-DICLA-026, vez que são indicados pelo Inmetro. Além disso, seguem os requisitos técnicos na norma ABNT NBR ISO/IEC 17043 (Avaliação da conformidade – requisitos gerais para ensaios de proficiência). Veja a seguir os programas de ensaio de proficiência disponibilizados atualmente pelo DMCI / Ipem-SP:

ENSAIO DE PROFICIÊNCIA NAS ETAPAS DE VERIFICAÇÃO INICIAL DE ESFIGMOMANÔMETROS

Cadastro na plataforma EPTIS: clique aqui

1º e 2º EPs concluídos em 2019. Próximo EP previsto para 2021.


Informamos que o Ipem-SP realiza Ensaio de Proficiência sob demanda. Em caso de interesse, enviar e-mail para pressao@ipem.sp.gov.br