CERTIFICAÇÃO VOLUNTÁRIA

O DACE - Departamento de Avaliação e Certificação do Ipem-SP foi criado com o objetivo de oferecer serviços de certificação e de avaliação voluntária da conformidade. É composto por duas divisões: O Centro de Avaliação da Conformidade - ACAVC, e o Centro de Certificação – ACERT.

 
O Centro de Avaliação da Conformidade - ACAVC é responsável pela Avaliação da Conformidade de Produtos e Serviços quando confrontados com requisitos previamente estabelecidos. Também define métodos estatísticos e realiza coletas de amostras de produtos, quer para a avaliação da conformidade, quer para a certificação de terceiros.
 
O Centro de Certificação – ACERT é responsável pela Certificação de Unidades Armazenadoras (Silos) e pela gestão das atividades de Inspeção, Certificação e Fiscalização de Veículos Transportadores de GLP Fracionado.
 
Avaliação da Conformidade
A avaliação da conformidade de produtos e serviços foi especialmente desenvolvida para auxiliar organismos, empresas e instituições públicas que necessitam adquirir produtos e serviços mediante processos de licitação e outras formas de compra, onde a especificação correta e a avaliação criteriosa da conformidade são fundamentais.
O trabalho de avaliação da conformidade compreende três fases distintas, que podem ser contratadas em conjunto ou separadamente.
Especificação do produto ou serviço: As necessidades do cliente são estudadas para determinar características claras e bem definidas dos produtos e serviços a serem adquiridos através de pesquisas bibliográficas, legislação, normas e mercado. Assim são elaboradas especificações técnicas buscando requisitos verificáveis por meio de inspeção visual, ensaios metrológicos, físicos, mecânicos, químicos e normativos de modo a garantir que o cliente receba o produto ou serviço que precisa.
 

Obtenha maiores informações ou solicite orçamento pelos telefones: (11) 3581-2327, 3581-2364 e 3581-2445, ou pelo e-mail: avalia@ipem.sp.gov.br